O mês de novembro chama a atenção dos homens para os cuidados preventivos relacionados ao câncer de próstata. Com este fim, é realizada, em diversos países, a campanha Novembro Azul, que surgiu na Austrália, em 2003.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Trata-se do sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
O câncer de próstata é considerado de terceira idade, já que 3/4 dos casos ocorrem em homens a partir de 65 anos. A adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, além de atividade física, manutenção de peso ideal, diminuição do consumo de álcool e ausência de tabagismo, são fatores importantes de prevenção. Além disso, consultas regulares ao urologista e exames de toque retal a partir dos 45 anos também são fundamentais.